quinta-feira, 14 de maio de 2009

EDUCAÇÃO

Vivemos uma época em que só falamos de PPP (Projeto Político Pedagógico), muitos dos envolvidos na educação não estavam acostumados com esse tipo de coisa afinal sempre deu certo como antes e por isso sempre achavam melhor copiar de uma escola que o tivesse há décadas. Uma ilusão e uma falta de preparo. Afinal o PPP de uma escola além de diagnosticar, define metas que aquela comunidade precisa alcançar. Como se não faltasse à questão polemica do PPP, a nova pedagogia também implementa uma nova prática no ato de planejar, surge então os famosos planos de aulas diferenciados dos que costumavam fazer, afinal agora devemos fazer ditos planos deixando bem claro as competências e habilidades. Surge um problema maior para muitos, essa coisa de competências e habilidades. Afinal plano de aula antigamente era algo simples e institucional serviam apenas para guardar na gaveta. Nos dias atuais o plano deve ser elaborado com uma visão diferenciada e sempre se perguntar o que planejar, para que planejar, como planejar. E agora, o terror dos gestores despreparados, não só dos gestores mas também da equipe que já está cansada dos longos anos em sala de aula e que “perderam” a motivação, o famoso e que no momento está aterrorizando muita o tal do PDE. E agora? Não tem jeito e assim sendo, vejamos que nele temos os quatros eixos norteadores de suma importância: Educação Básica, Educação Superior, Educação profissional e tecnológica e finalmente a Alfabetização e Educação continuada. Então não podemos ficar de fora. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos - pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. Uma educação básica de qualidade que vai dar bons frutos no futuro - Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Com o PDE, o Ministério da Educação pretende mostrar à sociedade tudo o que acontece dentro e fora da escola e realizar uma grande prestação de contas. Só com as iniciativas do MEC chegando à sala de aula para beneficiar a criança, que se conseguirá atingir a qualidade desejável para a educação brasileira. Por esse motivo, é importante a participação de toda a sociedade no processo. Conclusão: Nos dias de hoje não podemos conceber uma educação de qualidade se não formos capazes de mudar o nosso paradigma e, para começar ninguém ministra uma aula sem um planejamento, mesmo ele não estando no papel está na mente do professor, pois quem não planeja vive apenas o que ocorrer, finge que ensina e o aluno acomodado vive a ilusão de que aprende e as vitimas do analfabetismo funcional pagam a conta. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos - pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. Uma educação básica de qualidade que vai dar bons frutos no futuro - Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

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