O psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.
Para se ter uma formação de psicanalista é preciso primeiro que o profissional já tenha uma formação de nível superior, independente da área de graduação (humanas, exatas ou biológicas). Que ele ingresse em uma Escola ou Sociedade Psicanalítica, curse e obedeça as normas vigentes da respectiva Sociedade que faz parte.
Nos dias de hoje existem inúmeras sociedades que formam profissionais nesta área, porém aqui em Sergipe só podemos contar com o Circulo e projeto Freudiano e com um curso a nível de extensão universitária mantido pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, destinado apenas aos alunos a partir 8º período dos cursos de Psicologia e medicina, mas que não o habilita a clinicar.
Para um analista sentir-se habilitado é necessário cumprir com uma rotina de estudo e além do estudo também uma supervisão exaustiva na fase do estágio com paciente piloto. Uma vez formado ele irá aplicar os postulados, técnicas e métodos da psicanálise no tratamento, prevenção e educação do ser humano como pessoa e integrante de uma sociedade.
O Psicanalista formado também podem tender a uma linha exclusiva, ou seja, ele pode ser ortodoxo seguindo ao fundador, lacaniano que foi um discípulo de Freud ou outra corrente fica a critério da identificação do profissional.
terça-feira, 24 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário