sexta-feira, 27 de março de 2009

Marie Bonaparte

Princesa Maria Bonaparte (2 de Julho de 1882 - 21 de Setembro de 1962) foi uma psicanalista e escritora francesa ligada a Sigmund Freud. Utilizou-se de sua fortuna para ajudar a popularizar a psicanálise. Também ajudou Freud a fugir da Alemanha nazista.

Biografia

Nascida em Saint-Cloud, uma cidade em Hauts-de-Seine, Île-de-France, Maria Bonaparte era sobrinha bisneta de Napoleão I da França. Ela era filha de Roland Bonaparte (19 de Maio de 1858 - 14 de Abril de 1924) e Marie-Félix Blanc (1859 - 1882). Seu avô paterno era Pierre Napoleon Bonaparte, filho de Lucien Bonaparte, e sobrinho de Napoleão. Seu avo materno foi François Blanc , fundador do Cassino de Monte Carlo.

Em 21 de Novembro de 1907, em Paris, se casou com o Príncipe Jorge da Grécia em uma cerimônia civil e depois em uma cerimonia religiosa em 12 de Dezembro de 1907, em Atenas. Ela era, então conhecida oficialmente como Princesa Maria da Grécia e Dinamarca. Eles tiveram dois filhos, Pedro (1908-1980) e Eugénia (1910-1988).

Maria consultou-se com Sigmund Freud para o tratamento de sua frigidez, tendo nesta época iniciado um romance com um assistente de Freud, Rudolph Loewenstein. Em 2 de Junho de 1953, Maria e seu marido Principe George representaram seu sobrinho, Rei Paulo da Grecia, na coroação da Rainha Elizabeth II em Londres. Ela morreu de leucemia em Saint-Tropez, foi cremada em Marselha e suas cinzas estão enterradas junto com o marido em Tatoï, perto de Atenas. A história de seu relacionamento com Sigmund Freud e como ela ajudou a sua familia no exílio foi retratada no filme Princesse Marie dirigidopor Benoît Jacquot e estrelado por Catherine Deneuve e Heinz Bennent.

Referências

  • Lobo, Márcia. Uma Bonaparte na vida de Freud. Revista Cláudia. Acessado em 28 de Março de 2008.

Nenhum comentário:

FILMES SOBRE FREUD

FILMES SOBRE OS PARADIGMAS