De acordo com as informações do Ministério da Saúde, todos os sintomas são idênticos ao da gripe comum, e, portanto o tratamento é o mesmo, mas aparecendo os sintomas deve procurar os centros de saúde para ser atendido por médicos da família e em caso de necessidade receber o medicamento adequado, pois não será encontrado em clinicas e hospitais, somente nos centro de Saúde e nos HOSPITAIS DE REFERÊNCIA PARA PANDEMIA DE INFLUENZA, como no nosso caso é o HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE GOVERNADOR JOÃO ALVES FILHO, Av. Tancredo Neves s/n, Aracaju/SE, 79 3216 2600.
O fato de não existir dito medicamento no mercado para comercialização, não impede que o médico de um convênio ou mesmo de uma clinica particular atenda alguém com os sintomas, apenas ele não vai poder fornecer - lhe dito medicamento, pois não tem disponível, porém, poderá diagnosticá-lo e encaminhá-lo a um centro de saúde mais próximo.
Devemos observar o fato de que essa gripe surgiu no México e recebeu o nome de gripe suína por ter sido um porco contaminado, mas na realidade deveria receber o nome de gripe mexicana e não gripe suína, como também não existe nenhuma relação com o consumo da carne suína.
O fato é que está ocorrendo um surto de gripe suína no México e nos EUA. O vírus responsável é uma nova variante do vírus influenza tipo A (H1N1) composto de segmentos de genes de origem suína, aviária e humana. Em resumo o DNA desse vírus possui material genético do porco, aves e humanos, daí a sua capacidade de mutação.
O vírus H1N1 da gripe suína, que causa este surto é um novo vírus, antigenicamente bem diferente do vírus A[H1N1] sazonal. Mas voltando ao assunto, é bom que se saiba que o tratamento da gripe nem sempre é feito de forma adequada daí a necessidade de alguns esclarecimentos:
1. Temos a cultura da automedicação e isso é muito perigoso;
2. Os remédios comercializados até então nas farmácias não tem uma indicação específica para qualquer tipo de Influenza;
3. O único medicamento que é utilizado especificamente para o tratamento do vírus seja o vírus da gripe comum ou da gripe suína é o fosfato de Oseltamivir – o mais conhecido como Tamiflu;
4. Tal medicamento não está disponível no mercado para comercialização então não é encontrado nas farmácias;
5. Por que não tem nas farmácias?
Roche esclarece dúvidas sobre distribuição do Tamiflu:[CLIQUE AQUI]
terça-feira, 28 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário