sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Celso de Carvalho o último dos oligarcas, faleceu

O ex-governador de Sergipe, Celso de Carvalho, faleceu no fim da manhã desta sexta-feira. Há dois dias ele deu entrada na UTI do Hospital São Lucas. Sebastião Celso de Carvalho tinha 86 anos. Aos 10 anos foi estudar na capital e se tornou advogado pela Faculdade de Direito da Bahia em 1946, aos 23 anos (Seu Diploma encontra-se no Memorial de Simão Dias). Formado, regressou a Simão Dias, passando a advogar e a preparar sua carreira política.
Candidatou-se a prefeito da cidade em 1947, elegendo-se, sem concorrentes. Foi deputado estadual nos mandatos de 1954 e 1958. No exercício do último mandato, foi escolhido pelo PSD, com o apoio do PR, para compor ao lado do deputado federal Seixas Dória a chapa para o Governo do Estado, como candidato a vice-governador.
Foi quando teve início o movimento militar de março de 1964. No dia 4 de abril de 1964 Celso de Carvalho assume o Governo do Estado de Sergipe, para cumprir o mandato de Seixas Dória, permanecendo no Poder até janeiro de 1967, quando é substituído por Lourival Baptista, indicado pelos militares. Celso de Carvalho deixa esposa e quatro filhos.
Um exemplo da política Simãodiense e por isso certa vez o disse que o considerava um clássico da política e ele me respondeu que uma vez clássico sempre clássico. Assim dei de presente uma poesia qua havia feito em sua homenagem, veja o arquivo abaixo. Clique na imagem para ampliá-la.

Nenhum comentário:

FILMES SOBRE FREUD

FILMES SOBRE OS PARADIGMAS