sexta-feira, 11 de abril de 2008

UM POUCO DA CONJUNTURA POLÍTICA DE SIMÃO DIAS


Considerações iniciais

Qualquer ensinamento só é eficaz quando há interesse no aprendizado. Assim devemos começar nossa análise pela realidade que cerca as pessoas, que influi nas suas vidas, que desperta nelas algum interesse, esperança, entusiasmo, dúvidas, apreensão, ou mesmo medo. Foi a partir dessa premissa que Paulo Freire desenvolveu seu curso de alfabetização, são assim os cursos de formação profissionais mais eficientes e esse é o fundamento do método global de alfabetização que parte das histórias (centros de interesse), para as frases (pensamentos, que compõem a história), dessas para as palavras (idéias, que formam o pensamento) e finalmente para as sílabas e letras.

Esta analise é para adultos que têm um centro de interesse genérico que é a política e outros específicos, nossas causas, história e liderança. O seu centro de interesse é, portanto, a política do dia de hoje, nossas idéias e nossa história e o que podemos oferecer aos militantes e à sociedade à qual pertencem, tais como, opções futuras, a curto, médio e longo prazo. Para tal é preciso informar sobre a realidade que limita nossas ações e as dos outros atores da cena política, condição necessária para definir objetivos e opções factíveis e compreensíveis. Por isso devemos começar a nossa análise pela conjuntura política, pelo governo Denisson e nossa posição perante ele e em face da realidade que nos condiciona. Por outro lado a análise será dinâmica, pois assim é a vida e a política. Desta forma dividi em 3 partes:

Parte I

A Conjuntura política, suas causas e consequências.

1. A quem serve Denisson e seu governo?

Quando Denisson assume a Prefeitura e:

1. Forma seu Secretariado com Pessoas ligadas a lideranças que não pertencem ao seu círculo de amizades e principalmente não são seus seguidores com raríssimas exceções, ele comete seu primeiro erro por imaginar que na política as intenções prevalecem mais que a ambição!

2. Faz cortes nos proventos que anteriormente já era uma realidade e como exemplo faz inclusive no seu próprio salário, para muitos, isso seria dignidade, mas para outros está querendo apenas se promover!. Mas para quem seria essa promoção?

3. Propõe a reforma da lei que das que caducaram no município ainda era a melhor e centrado na categoria (professores) esquece do estatuto civil que se tornou o principal problema do município visto que em obediência ao princípio da isonomia salarial esse estatuto é uma aberração que em sua maioria cargos hoje existentes já não deveriam mais existir. E para completar, a redução em gratificações que muitas já deveriam estar incorporadas aos salários e servidores públicos apenas sofrem com reduções de direitos e, para piorar tudo isso ocorrem com a conivência do poder Legislativo que por submissão ou mesmo falta de preparo deixa tudo acontecer ou auxilia no acontecer!

4. Eleito por uma Elite dominante que mesmo sendo a válvula de escape daquele momento, nos dias atuais não estão contentes com sua atuação e está visível a reação e pretensão de não existir uma reeleição!

5. Propõe algumas reformas que do ponto de vista administrativo pode ser interpretada como algo necessário, mas do ponto de vista político foi uma tragédia!

6. Diante de suas ações foi excluído do seio do grupo e não faz a mínima para recuperar sua popularidade perante eles, o que implica em uma formação paralela de intenções!

7. Assume compromisso com a população em promover algumas ações e até o momento não às cumpriu deixando muito a desejar!

8.A sua posição é muito complicada mas deveria refletir e saber que em um governo as ações repercutem para uma possível reeleição e isso implica em um veredicto!

9. A esperança dos simãodienses num modelo alternativo de desenvolvimento, bem estar e inclusão social se desfaz. Os conflitos sociais se ampliam. Ver os movimentos dos servidores públicos. Veja o aumento da violência, da arbitrariedade e da ingovernabilidade que atinge o município!

10. É nesse contexto que autoridades municipais e os fiéis escudeiros de Denisson pedem prazo para o governo apresentar resultados, depois de consertar os estragos deixados por outros gestores, que o antecederam. Mas como apresentar resultados com a mesma política anteriormente praticada por alguns inexperientes, que afundou o município e reduziu significativamente seu grau de independência e autonomia!

11. Denisson não pode ser julgado por intenções que supostamente tem a favor do povo, pois ele não as deu ao conhecimento público. Se julgamento houver, será pelos seus atos. Nesse aspecto ele tem sido, sistematicamente, contra o povo simãodiense e contra tudo que o seu grupo político defendeu desde que foi feita a aliança e contra todos os princípios, programas e realizações do trabalhismo, mas também tem razão ele não é mais do PT! Ou é?

12. Não podemos deixar de observar, que o governo de Denisson é um dos mais sérios dos últimos anos e que o problema está no abacaxi que se propôs a descascar e a roça de onde veio este abacaxi, pois a questão da qualidade do produto depende muito do solo e do trato dado ao produto e para isso torna-se necessário que todos envolvidos no processo estejam com o mesmo objetivo que é produzir produtos de qualidade!

Parte II

A Conjuntura política, suas causas e consequências.
                                                                                                                                                                    
1. Luiz torna-se Vice-prefeito e por onde anda Ruy e seus aliados?

1. Quando o Grupo Valadares conseguiu “aniquilar politicamente” (literalmente falando) o ex-prefeito Luiz Albérico, com a sua adesão ao referido grupo tinha um propósito e propósito este que deu certo; afinal, Luiz tornou-se vice, coisa que se dependesse dos seus aliados isso não aconteceria, pois o desejo de muitos era vê-lo ainda prefeito, mas o que para muitos era uma derrota acabou saindo o tiro pela culatra; o Dr. Está feliz com o “cargo” e com o grupo, demonstrando assim que política se faz com soma, soma essa que poderá no futuro lhe dar bons lucros!

2. Em meio algumas insatisfações, por não existir um palanque em que alguns insatisfeitos pudessem subir, surge à figura do Ruy. Forma um suposto grupo que naquele momento faz com que o cirurgião imagine que está liderando políticos que irão respaldá-lo nas urnas e o seguir independente do resultado. Cometeu seu primeiro erro também, visto que todos que ali se encontravam eram pessoas que já tinham seus próprios planos e que no primeiro momento o deixaria!

3. Período eleitoral e já era visível, as estratégias dos aliados de Ruy, a pessoa mais próxima era o seu vice Pequeno, mas ele enxergava mais os famosos parlamentares que prometiam a transformação do quadro político, afinal eles eram “campeões de voto”. Dessa forma, o Dr. Ruy foi trabalhando duro, atendendo as pessoas como sempre fez e como forma de gratidão esperava o respaldo do povo nas urnas, pois o mesmo nunca cobrou pelo seu trabalho apenas pedia o voto não só para ele, mas para os seus candidatos!

4. Toda a campanha eleitoral foi de muitos esforços, pois nutria a esperança de vencer os “profissionais da política”, mas este sonho era mesmo uma utopia, pois o resultado da eleição deixou claro que o povo não está acostumado com mudança de paradigma. E restou configurado a idéia de que o grupo de Ruy não era um grupo!



5. Tão logo foram empossados os novos eleitos, começou o distanciamento e algumas insatisfações. Mas mesmo assim o Dr. Ruy continua se enganando pensando ele que ainda está na liderança e, continua sendo usado por algumas pessoas. Movido pelo desejo de mudança consegue algumas reuniões e dentre elas discute questões relativas a possíveis acordos, mas nada prosperou!

6. Seus supostos seguidores tomaram a iniciativa de procurar parlamentares do cenário estadual e federal, para reafirmaram compromissos que já havia sido feito durante a campanha, pois eles precisavam de recursos para aliciar o povo e como contra-partida o voto do referido povo era o cheque para o pagamento das despesas de uma campanha desgastada!

7. Mas Ruy com sua generosidade ainda insiste em manter esse grupo e semanalmente após uma longa batalha para cumprir com sua jornada de trabalho no IPES e no Hospital João Alves, todos os sábados pode ser encontrado em seu consultório em Simão Dias fazendo o trabalho que sempre fez!

8. O tempo passa e cada vez mais seus aliados vão se afastando, e como diz o ditado, com banana e bolo se engana os tolos, as vezes alguns deles aparecem, só não se sabe se para pedir algo, mas tenho a certeza que a história é para fazer uma visitinha, visitinha essa que deve custar alguma coisa para o Cirurgião!

9.O que atualmente se verifica é um afastamento pleno dos aliados e agora também do seu então vice Pequeno, pois o mesmo anda insatisfeito com Ruy!

10. O primeiro a se afastar do suposto grupo, foi o Professor Pedro, o mentor de tudo, pois com o seu sonho de ser político começou coordenado a “paçoca”, mas logo se desentendeu e caiu fora e para completar toda a coordenação ficou nas mãos do vice que teria que adquirir tempo para pedir votos e liderar o grupo! Será que conseguia?

11. E Ruy? Este estava de mãos em mãos sendo usado para promover os seus supostos vereadores que já tinha seus destinos traçados!

12. Em  entrevista concedida em uma rádio no dia 10/04/2010, o Dr. Ruy desabafa e diz que irá punir o Vereador Jorge de Lourival. Essa idéia eu também já tive no passado quando era Presidente do PV, só que eu consegui expulsar dois do partido, mas a situação era outra. O Vereador em questão já foi eleito quatro vezes, e se observarmos ele possui uma capacidade de persuadir muito forte, foi assim que se manteve em todos os grupos que passou!

13. O vereador Jorgeval possui a capacidade de procurar o próprio Ruy e reverter o quadro e com certeza o desabafo de Ruy será apenas mais um de tantos que já existiram!

14. Como disse anteriormente, política se faz com soma e soma essa que na linha política que estamos acostumados ver em Simão Dias se o Vereador Jorgeval estiver realmente com Denisson,  não existe surpresa, afinal ele sempre foi amigo de todos os Prefeitos. Começou Com Luiz, depois Zé Valadares e porque não o atual?

15. Quem mandou se enganar? Tudo estava evidente, mas muita gente prefere falar a escutar! O inferno está repleto de boas intenções e boas intenções neste caso é algo muito perigoso, por isso cada um tem o que merece ter!

16. E o vereador Aloizio? Este sim, por várias legislaturas sempre esteve de cabeça erguida sem que ninguém o perseguisse, sem cara de estrela sempre demonstrou uma habilidade inigualável, pois até com seu sobrinho se opondo a sua candidatura e se candidatando também, afinal era o desejo do Prefeito na época, ele conseguiu e se manteve no posto. Mas finalmente se o Vereador Aloizio teve voto o suficiente para se reeleger então o campeão de votos (Cristiano) não transferia voto para o tio, mas mesmo que um dia tenha lhe dado algum voto com toda a habilidade que possui só deixou algumas dúvidas: ou Aloizio e Cristiano eram os donos dos votos, ou somente Aloísio tem o mérito, ou Ruy também contribuiu com essa parcela de voto e se isso aconteceu Cristiano fica a salvo e pode dizer que os seus votos eram mesmo dele e de Zé Valadares!

17. Os demais parlamentares, ficam a salvo, afinal sempre estiveram em seu grupo, com exceção do Vereador Leninho que entre Lero e Luiz hoje conta com a simpatia de Pequeno que em seus EXTRA, EXTRA, demonstra claramente a predileção pelo Parlamentar!

Parte III

A Conjuntura política, suas causas e consequências.

1. Eleição 2012 como será?

Simão Dias a terra do nunca:

1. Vivendo uma utopia, a Simão Dias e por conseqüência seus munícipes,vivem a ilusão de dias melhores. A maioria da População atualmente clama e sente saudade de Zé Valadares. Outros sonham com uma mudança no cenário político local!

2. Estamos às vésperas de uma Eleição e até o momento não vemos nomes no cenário estadual que realmente represente Simão Dias, pois o único Deputado que realmente Simão Dias teve e que honrava a cidade foi o ex Deputado Belivaldo que já declarou não ser candidato. Então toda a população vai ter que presentear os parlamentares municipais para que os mesmos paguem a divida que tem com os candidatos que irão apresentar, pois afinal eles já bancaram suas campanhas. É essa a política que sabem fazer!

3. Assim, segue a nossa história política e para aqueles que pretendem continuarem iludido meus pêsames, para aqueles que aderirem aos jogos políticos como é apresentado com certeza acabará como síndico de uma massa falida e para os sonhadores apenas sejam inteligentes e procurem analisar os fatos para não se arrepender depois.

4. Finalmente, devemos agora começar a observar a trajetória desses políticos, pois em 2012 eles estarão batendo a porta de todos vocês e com um sorriso irônico, com um aperto de mão e alguns reais escondidos nos santinhos, vão prometer a salvação da comunidade. Quem sabe até conseguem afinal sonho é sonho! Mas triste daquele que parar de sonhar, apenas deve saber interpretar o sonho afinal alguns são verdadeiros.

FILMES SOBRE FREUD

FILMES SOBRE OS PARADIGMAS