sábado, 16 de maio de 2009

SÍNTESE SOBRE O PDE

“O PDE é um processo gerencial de planejamento estratégico, elaborado pela escola, visando à melhoria da qualidade do ensino.”
Esse Planejamento objetiva orientar as escolas que se encontram no processo de consolidação.
Lembramos que as escolas em sua maioria não estão elaborando nesta fase um novo PDE, visto que o mesmo já foi elaborado para um período de 2 a 5 anos। Portanto as mudanças que podem ocorrer em decorrência da revisão diz respeito ao Plano de Suporte Estratégico, devendo a Visão Estratégica – valores, visão de futuro, missão e objetivos estratégicos - que tem longa duração, permanecerem sem alteração.
Para que a escola possa realizar uma boa revisão do PDE a partir do Plano de Suporte Estratégico, é necessário atentar para os seguintes procedimentos:
1 – Análise Situacional A equipe deve realizar um novo diagnóstico, levando-se em consideração, o momento em que estão sendo coletados os dados, para que os mesmos sejam reflexo da realidade. 2. Documento Síntese 1. Analisar e sintetizar os dados coletados. 2. A escola deve avaliar o que está crítico, tendo como referência à visão stratégica que ela elaborou para perseguí-la a longo prazo. Nos casos em que não exista o PDE e esteja sendo elaborado pela primeira vez, ai sim, o trabalho é bem maior e a equipe necessita muito de apoio técnico pedagógico especializado, pois várias serão as dúvidas a serem sanadas, porém todos contam com o material fornecido pelo MEC: Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola; aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz, 3º Ed. Brasília: FUNDESCOLA/DIPRO/FNDE/MEC,2006. 198P. 1. Gestão escolar 2. Escola pública-planos 3. desenvolvimento escolar. I. Título II. MEC/FNDE/DIPRO/FUNDESCOLA. Melhor esclarecimento acesse a página na internet: http://www.fnde.gov.br/ ou http://portal.mec.gov.br/pde/ Fonte de pesquisa: www.seduc.mt.gov.br/download_file.php?id=561&parent=57 – Capturado em 16/05/2009, às 17:04min.

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Os blogs quebraram a hegemonia da imprensa comercial e apontam para um novo futuro em se tratando da liberdade de expressão e do direito à informação. Estamos de parabéns.

SINDICATOS E PROFESSORES, acessem modelo de petição para cobrar na ajustiça o reajuste do piso do professor conforme a lei do piso, 21,7%, não como declara o MEC. Ainda cobrar as diferenças do ano de 2010. Leia, comente e divulgue: http://valdecyalves.blogspot.com/2011/03/mais-uma-vez-o-mec-viola-o-lei-do-piso.html

FILMES SOBRE FREUD

FILMES SOBRE OS PARADIGMAS